Somos uma Associação de Intervenção Terapêutica e estamos nos locais de diversão nocturna, sensibilizando e informado sobre o consumo  de substâncias licitas/ilícitas com a finalidade de reduzir o seu consumo ou os riscos do mesmo.

 

 

Associação Outros Olhares

Av. Ressano Garcia n.º 34, Rc/Dto  1070-237 Lisboa

Telm: 965053050   Mail: outrosolhares@mail.telepac.pt

  Serviço anónimo, confidencial, gratuito, disponível todos os dias úteis (10-24 h).

  Serviço anónimo, confidencial, gratuito, disponível todos os dias


 

TRIPS/ACIDOS

O que é?

É um alucinogénio que se extrai da cravagem do centeio.

Pode apresentar-se sob a forma de Barras, Cápsulas, Tiras de Gelatina,

Micropontos ou Folhas de papel com logos diferentes (selos ou

autocolantes).

Efeitos

Fases da viagem:

 "Partida" (pode durar até 1 hora)

O consumidor pode encontrar-se inquieto, eufórico e desinibido. "Viagem" (dura umas 5h): Podem acontecer alucinações auditivas e visuais, desorientação no espaço e no tempo, capacidades sensoriais mais intensas (cores mais brilhantes e captação de sons imperceptíveis).

 "Volta" (Entre a 8 e 12h): Os efeitos vão diminuindo e surge cansaço e desanimo, isso dependerá das doses consumidas e da duração e intensidade da viagem.

Os efeitos variam de pessoa para pessoa, com o contexto (ambiente) e qualidade do produto.

Riscos

Pode acontecer uma "má viagem": experiência angustiante ou traumática (é limitada no tempo mas pode durar mais de 24h) pode ainda ocorrer problemas psicológicos duradoiros (ex.: psicose)

Com LSD podem surgir os chamados flashbacks: Aparições dos efeitos sem se ter consumido

Um consumo intensivo ou doses demasiadamente altas podem dar origem a problemas psicológicos (depressões, paranóias, psicoses…). Pessoas com predisposição podem tê-los com apenas uma toma.

LSD produz tolerância (diminuição dos efeitos psicadélicos com um consumo continuado). Pode criar dependência psicológica mas não dependência física.

Se consumires…

Evita consumir se tens problemas psíquicos como depressão e ansiedade…Se decidis-te fazê-lo, rodeia - te de pessoas da tua confiança e num contexto que consideres seguro.

É melhor não misturar com outras substâncias, especialmente com álcool. Não consumas vários ácidos na mesma noite e na mesma toma. Fracciona o consumo, convém não consumir mais de um quarto ou no máximo meio. Consumir regularmente atenua os efeitos e aumenta os riscos associados ao consumo (depressão, angustia, insónia…).

 

 
 

Intervenção na Área da Redução de Riscos

Estamos nos espaços de diversão nocturna, procurando conhecer melhor a população que o frequenta e os seus hábitos. Sensibilizando e informando sobre o uso/abuso do consumo de Álcool.

 

Projecto desenvolvido com a colaboração de escolas preparatórias e secundárias da grande Lisboa.